Foi mãe há poucas semanas e rezou a todos os santinhos por lhe ter calhado na rifa um bebé fofinho, cheio de saúde, que come bem e dorme o dia todo. E eis que chega ao marco das três semanas e o seu bebé, que até à data era um pequeno anjo, transforma-se num diabo ao final do dia, com choro constante e sem acalmar por nada deste mundo. Calma, pois o mais provável é que esteja a passar pela hora da bruxa, um termo popular que descreve uma fase de irritação comum a bebés pequeninos.
"A hora da bruxa é basicamente uma altura do dia muito difícil para os bebés mais pequenos. Corresponde à hora das cólicas, começa geralmente pelas 19, 20 horas, embora possa começar um pouco mais cedo ou mais tarde conforme os bebés, e pode estender-se por um período de uma a duas horas. Após isso, adormecem e ficam traquilos..''
O QUE CAUSA A HORA DA BRUXA?
Alguns dos principais fatores que podem levar à hora da bruxa são os seguintes:
- Queda da prolactina: O hormônio responsável pela produção de leite no corpo da mulher é a prolactina. Conforme o dia avança, é natural que os seus níveis reduzam, o que resulta em um fluxo mais lento na produção e, portanto, pode “chatear” os bebês, que sentem vontade de mamar mais vezes. Isso pode causar muita culpa entre as mães, mas é preciso entender que é um processo natural.
- Super-estimulação: Os bebês não sabem como se acalmar sozinhos. Então, no final do dia, eles podem sentir-se irritados e desorganizados, que é quando se torna difícil acalmá-los. Além disso, o período da hora da bruxa costuma ser quando os filhos chegam da escola e os pais voltam do trabalho, ou seja, muita coisa acontece ao mesmo tempo, o que pode ser cansativo para os pequenos.
- Cansaço excessivo: Mesmo sem que o bebê tenha sido super-estimulado, ele pode estar bem cansado. Especialmente, bebês de até 3 meses ficam cansados muito rápido, o que aumenta os níveis de cortisol e adrenalina na corrente sanguínea. Quando esses dois “hormônios do despertar” percorrem os seus pequenos corpos, é mais complicado acalmá-los.
- Picos de crescimento: Durante o primeiro ano de vida, o bebê passa por vários picos de crescimento, ou seja, ganhos de peso bem acelerados durante alguns momentos. Eles costumam acontecer dos 7 aos 10 dias; de 2 a 3 semanas; de 4 a 6 semanas; aos 3 meses; 4 meses; 6 meses e 9 meses. Especialmente até os 3 meses. Isso pode explicar um pouco da hora da bruxa nos bebês.
COMO EVITAR A HORA DA BRUXA?
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, saiba que as seguintes dicas podem ajudar seu bebê a não passar por este momento ou pelo menos amenizá-lo:
- Se possível, mantenha a amamentação. Se o seu bebê ainda mama no peito, continue a alimenta-lo dessa forma mesmo que a produção de leite diminua com o passar do dia. Afinal, o leite é produzido de acordo com a procura do bebê.
- Tenha uma rotina de sono para o bebê: É importante manter uma rotina de sono, especialmente para bebês de 1 mês em diante, que geralmente começam a regular melhor as suas sonecas e dormidas à noite. Coloque para dormir quando perceber que está com sono e não tente deixá-lo mais cansado para que durma mais à noite. Infelizmente, isso costuma ter o efeito contrário.
- Evite estimular demais o bebê: Não há problema nenhum em brincar com o pequeno, muito pelo contrário. Porém, se ele demonstrar algum sinal de sono ou cansaço, diminua o ritmo e veja se é uma boa oportunidade para colocá-lo a dormir.
No fim de contas não haverá nenhuma outra pessoa no universo inteiro que consiga acalmar melhor o seu bebé do que você. Apenas deixe-se guiar pelo seu instinto primitivo e acredite que fará o melhor que consegue, sempre.
Fontes: For babies brain; Quindim.